quarta-feira, 13 de julho de 2011

Dia Mundial do Rock

Tumblr_lnj691j6in1qc4lf8o1_500_largeNo dia 13 de Julho de 1985, o cantor Bob Geldof organizou um evento de shows em Londres chamado Live Aid com o objetivo de acabar com a fome da Etiópia. Para isso, contou com grandes artistas como Madonna, Queen, U2, Paul McCartney entre outros. 
O evento deu uma repercussão muito grande, tanto que 20 anos depois Bob reorganizou uma nova edição chamada Live 8, desta vez para pressionar os líderes do G8 a perdoar as dívidas externas dos países mais pobres e acabar com a miséria. Desde então o 13 de Julho é considerado mundialmente o Dia do Rock!
Não vamos confundir as coisas e achar que o rock SURGIU neste dia. O rock'n'roll foi exatamente criado no dia 5 de Julho de 1954, no Sul dos Estados Unidos durante uma colisão entre rhythm & blues e o country.


165054_1601401148102_1028254963_31341838_971110_n_largeVamos conferir algumas personalidades do Rock desde o seu primeiro aninho de vida? HEY HO, LET'S GO!



  • 1954 a 1963: O mundo parava diante de tamanha energia. Nos tempos da brilhantina, lá estava Elvis Presley, conquistando o coração das moças e dos moços com sua voz, seu rebolado e sem dúvidas, seu charme inigualável! 


  • 1964 a 1973: Entra a era do Sexo, Drogas e Rock'n'rol onde grandes lendas de hoje surgiram! The Beatles, Bob Dylan, The Beach Boys, The Doors, The Rolling Stones, Black Sabbath... UFA! Isso foi só um resumo, mas o Rock destes anos foi mesmo algo extraordinário!  



  • 1974 a 1983: O cenário underground aparece, fazendo com que o rock se divide em duas partes. De um lado, muito brilho e excesso do art-rock e no progressivo; do outro, jeans resgado, couro e muito barulho no hard rock e no punk. Nomes como Elton John, Queen, Kiss, Steve Wonder, The Ramones, The Sex Pistols e AC/DC fizeram parte desta fase. 

  • 1984 a 1993: Nasce a cultura do videoclipe e a MTV, onde o rock não é mais considerado apenas música e sim, imagem, negócio e produto para exportação. Nessa época surgiram Madonna, The Smiths,  Guns N' Roses, U2, Nirvana... Só talento!! (aiaiai.. Kuuuuurt lindo! *-*) 





  • 1994 a 2003: O mundo da internet entra em ação e mesmo com a passagem do furacão Nirvana, o cenário underground continua a crescer cada vez mais. Isso porque não era mais preciso gravadora para ter uma banda profissional. Bastava um computador com internet, alguns CD's virgens e voilá! Lá estava um CD prontinho pra repassar pra galera. Oasis, Radiohead, Rage Against the Machine e The Strokes tiveram grande peso nesses anos. 
Todas essas que eu citei são lendas do rock internacional, na qual a maioria das pessoas preferem. Mas não vamos menosprezar o nosso bom e velho rock brasileiro. Cá estão alguns nomes de sucesso!


  •   Década de 50: Não foi o que podemos chamar de rock 'de verdade', mas foi uma tentativa. Nora Ney gravou a primeira música considerada rock no solo tupiniquim e desde então, a febre não parou mais! Depois dela vieram diversos sucessos de Cauby Peixoto, que pegava as letras americanas e traduzia para o português. 

  • Década de 60: Era do Jovem Guarda, em que o rei Roberto Carlos, o tremendão Erasmo Carlos e a ternurinha Wanderléa reinava entre o cenário do rock. Mais tarde surgiram Os Mutantes com a presença da Rita Lee. Houve uma espécie de atrito entre os amantes da MPB e os fãs do 'iê, iê, iê' que logo foi resolvida. 





  • Década de 70: Toca Raul! O dono de Metarmorfose Ambulante surge, marcando assim o rock com deboches e humornas letras de música. Nessa onde de hippies gostando de rock, surgiu também os Novos Baianos. Já misturando sertanejo ao rock, Zé Ramalho e Fagner dominaram o cenário musical. 




  • Década de 80: Umas das melhores fases do Rock no Brasil, talvez até a melhor mesmo! Para agitar a galera, Titãs, Os Paralamas do Sucesso, Ira!, Barão Vermelho, Legião Urbana, Biquini Cavadão, Ultraje a Rigor, Lulu Santos, Cazuza, RPM, Capital Inicial, Kid Abelha, e Engenheiros do Hawaii se encarregam disso muito bem!! 



  •  Década de 90: O rock ganha movimento, cor e histórias com o surgimento da MTV Brasil. Lendas como Skank, Pato Fu, Tianastacia, Jota Quest, Raimundos, O Rappa, Cássia Eller, e Charlie Brown Jr predominam nessa fase. Mas o que mais botou a galera pra pular foi os Mamonas Assassinas que foram um turbilhão de energia e muito humor!  



  • Década de 2000: Um ano trágico para o rock brasileiro. Herbert Vianna sofre acidente e fica paraplégico; Marcelo Frommer do Titãs morre atropelado; Marcelo Yuka de O Rappa é baleado e fica paraplégico; e Cássia Eller morre. Enquanto isso, surgem os novos nomes do rock brasileiro, tais como Nx Zero, Pitty, Detonautas Roque Clube, Fresno e por aí vai! 

Bom, é isso aí gente! Espero que gostem pois eu gostei muito de montar o post! Em comemoração ao Dia do  Rock, ouçam a música que toca incansavelmente na minha mente à algumas semanas, Best Of You do Foo Fighters haha! Também me despeço com o vídeo de Cherry Bomb das gatíssimas do The Runaways!  E um brinde ao nosso bom e velho ROCK'N'ROLL! :)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe um comentário!