terça-feira, 20 de setembro de 2011

Bibi Aisha

110211_bibiPra quem não soube, a foto ao lado ganhou o concurso World Press Photo e foi tirada pelo fotógrafo sul-africano Jodi Bieber. A foto é realmente chocante, mas o pior de tudo é saber que essa intensidade que ela transmite é real. Eu poderia ficar horas e horas aqui elogiando a foto e dizendo cada emoção que ela me transmite porém há algo que me chamou mais atenção ainda, a história dessa moça.
Apresento-lhes Bibi Aisha, uma jovem de 18 anos que, como toda garota de sua idade, sonhava! Porém seu sonho terminou cedo, Bibi foi forçada a se casar com 12 anos, 4 anos antes do permitido pela lei. Ao virar 'mocinha', ela já era considerada mulher pelo marido, e portanto poderia ter relações sexuais (lembrando que normalmente a idade que isso acontece é aos 13 anos). Infelizmente o marido era violento e Bibi sofria violência doméstica, que explica a causa de ela ter fugido diversas vezes de casa, a fim de se defender. Em uma das vezes que fugiu, foi pega pelo marido e pelo sogro e, como forma de punição por sua fuga, foi mutilada. Bibi ficou sem orelhas e nariz, e logo após ficar desfigurada e humilhada, foi abandonada. Logo, militares dos EUA acharam-a e levaram a moça a um abrigo de mulheres, onde ficou por um tempo até ser levada aos EUA para se tratar com psicólogo e fazer uma cirurgia de reconstrução facial.

Hoje Bibi Aisha está linda, e passa um olhar mais feliz! Mas, mesmo depois de toda essa história, o que mais me chama a atenção, além de toda essa crueldade do marido, é a coragem da moça de se deixar fotografar e  querer mostrar pro mundo que ela é só mais uma das milhares que sofrem esse absurdo todos os dias. Incrível!

Um comentário:

Gostou? Deixe um comentário!