sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O que você quer ser quando crescer?


Eu sempre fui muito objetiva, desde criança. Quando coloco algo na cabeça, não tiro até conseguir. E quanto a escolha de profissões não foi diferente. Assim que a gente passa dos 10 anos, uma pressão involuntária da sociedade começa matutar nossa cabeça: "O que você quer ser quando crescer?". No começo, surgem aquelas idéias absurdas (ou nem tanto, afinal a gente precisa acreditar para conseguir né?) como ser astronauta, bailarina, cantora... Mas depois o tempo vai passando e essa história de pensar no que a gente realmente quer ser até o fim de nossas vidas começa a se tornar séria. 
Com a minha decisão de ser jornalista não foi diferente. Aliás, enquanto todos realmente não tinham ideia do  que gostariam de ser, eu tinha todas as idéias do mundo. Queria ser jornalista, escritora, psicóloga, designer, desenhista, artista plástica, nutricionista, dermatologista e assim vai uma longa lista. Mas com o passar do tempo (e dos zilhões de testes de "Qual profissão seguir?") eu decidi encurtar essa dimensão de profissões. 
Me lembro como se fosse ontem quando eu começava a pensar na ideia de ser jornalista, quando fui a um evento com a escola onde havia uma jornalista dando uma palestra sobre como ela decidiu isso para a vida dela. O intuito do passeio da escola não era ficar ali com ela mas eu dei aquele jeitinho brasileiro de me enturmar na roda e ali, sentada no chão, fui me apaixonando por cada palavra que ela dizia. Como se não bastasse, fiz um monte de perguntas, desde o primeiro jornal que ela leu na vida até um relato de como era sua vida hoje. Depois de uma longa palestra, muitas perguntas e uma decisão, ela me chamou em um cantinho e disse:
"- Você já sabe o que quer ser quando crescer?"
"- Mais ou menos, estou em dúvida entre jornalista, fotógrafa, psicóloga..." - Eu disse.
E ela, com a frase mais decisiva da minha vida, disse:
"- Pois então, acredite: Você já é uma jornalista!!"

Um comentário:

  1. que demais Ma!!! Adorei o post!!
    Não tem jeito, quando tem que ser.... rss!! =)

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe um comentário!