terça-feira, 1 de outubro de 2013

Faculdade de Jornalismo - 1º Semestre


Quando eu entrei na faculdade, logo pensei "Aqui vou soltar minha imaginação, escrever sempre, ler horrores e ser avaliada por isso". Engano meu. No primeiro semestre, tive aula de quase tudo, menos jornalismo. Ok, não foi beeeem assim! A única matéria bacana para quem quer seguir carreira foi Técnicas e Gêneros Jornalísticos que, de quebra, foi com o professor mais dinâmico e interativo da faculdade. 
Na primeira aula, a experiência em pessoa falou em alto e bom som: "Você só tem certeza de que quer ser um jornalista, quando o bichinho do jornalismo te pica e você sente que isso está na veia!". E é, eu senti. Na verdade, sinto essa sensação há uns 3 anos e ainda sou apaixonada por isso. 
Mas voltando à faculdade, bem... Aprendemos sobre:
- Marketing (E sim, você precisa disso sim! Afinal, se todas as notícias são iguais, por quê o leitor leria o seu jornal?); 
- Homem e Sociedade (Entender o ser humano, super legal, uhul, demais.); 
- Português (Eu achava desnecessário, mas depois do número de pessoas que denominam-se jornalistas tendo erros grotescos na escrita, a matéria está justificada); 
- Um pouco de publicidade (Eu a-do-ro! Mas para quem não gosta, boa sorte!);
- Comunicação (Bacana o conceito, mas a matéria é chata. Eu achando que sairíamos por aí fazendo zilhões de entrevistas, mas não, estudamos sobre a comunição humana desde os primórdios. E-ba.)
Bom, é isso. Para quem pretende seguir Jornalismo, este é um petisco! O primeiro semestre é chatinho mesmo, mas não desistam porque o segundo semestre aborda melhor nossa profissão e dá gás para continuar nessa escolha!

Ps: Toda e qualquer informação deste texto foi baseada no ensino da Faculdade Unip-Swift de Campinas-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe um comentário!