quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Portfólio: Um Registro Seu!


Um dos maiores questionamentos hoje no mercado universitário da comunicação é a montagem do portfólio. O que devo colocar? Onde devo fazer? Faço digital ou manual? Varia de cada assunto.
Primeiramente, é preciso dizer que o portfólio será, na maioria das vezes, o seu rosto para a empresa. Portanto ele deve estar atualizado, ter conteúdo próprio e ser a sua cara! Não adianta criar um portfólio divertido e animado se você é uma pessoa séria e tímida. Também não vale ser a pessoa mais extrovertida do mundo com um portfólio preto e branco, reto, sem graça. Saiba mostrar quem você é de uma maneira sutil e mostrar seus trabalhos da melhor forma possível.

Confira algumas dicas para turbinar seu portfólio:

- Tenha um visual agradável!

Não é nada legal entrar em uma página com fundo vermelho, letra amarela e faixas pink. Se você é uma pessoa vibrante e quer demonstrar isso, use um salmão, com detalhes laranja! Criar um padrão de cores automaticamente dá uma boa sensação visual para quem vê.

- Crie projetos fantasmas!

Mesmo que não tenha experiência na área, crie artes para eventos, promoções, datas comemorativas, logo imaginário... Se você demonstrar que tem capacidade e organização suficiente para criar seu próprio ‘negócio’ com criatividade, a empresa lhe dará mais credibilidade.

- Utilize marcas que já existem!

Sabe quando você olha uma arte e imagina como seria se invertesse as cores? Ou consegue encaixar uma frase perfeita para aquele anúncio que ficou bobo? Então mãos à obra! Dá pra inventar um anúncio de Natal pra Coca-Cola, uma propaganda de imóveis... Deixa a criatividade fluir!

- Em caso de dúvida, Google it!

Uma dica que eu sempre dou em qualquer caso é: pesquise! Não sabe mexer em nenhum programa de edição de imagens? Pesquise! Na área de comunicação, habilidades nestes recursos tem peso (muitas vezes) primordial para a vaga concorrida.

- Tenha uma boa foto no perfil!

“Eu tenho uma foto bapho naquela balada top do momento” – Esqueça! Fotos de balada, com bebidas na mão, mostrando o corpo ou fazendo cara sexy não vai te garantir naquele emprego. Fotos tremidas e de resolução ruim também só atrapalhará! Tire uma foto que mostre seu rosto, de preferência em um fundo liso e claro. A impressão será melhor. E sorria (se tiver dentes bonitos)!

E aí? Tá esperando o que pra criar o seu? Mãos a obra, meu caro! 
Afinal o mundo é de quem é esperto e ligeiro!


Confira alguns sites de montar portfólio virtual:
Behance
Kawek
Carbonmade
Coroflot
Wix

E pra quem quiser ver o meu: Portfólio Mayara Nascimento



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe um comentário!