quarta-feira, 9 de março de 2016

Diário do TCC - Ep. 1 "O Tema"

Fonte: Google Imagens

A gente entra na faculdade pensando "quando chegar o TCC, será aquele Deus-nos-acuda". A preocupação já começa no primeiro ano, mas vamos deixando para depois. Os semestres engolem nossos pensamentos e, em alguns momentos, parece que o último ano nunca vai chegar. Mas chega!

Os professores começam a nos assombrar com o assunto e a principal questão vêm à tona: O tema. Já dizia Confúcio em suas teorias, "escolha um trabalho que gostes, e não terá que trabalhar nem um dia na tua vida". Bem... A dica de escolha do tema é basicamente essa.

1- ESCOLHA UM ASSUNTO QUE VOCÊ AME:
Eu sempre quis ser mãe. Desde pequena, cuidava das minhas bonecas com amor, imaginando quando chegaria o "meu dia". Quando surgiu o pensamento de fazer sobre Parto Humanizado quase pirei! Lembro que eu e a Isa (minha amiga e parceira de TCC) fizemos um briefing durante uma tarde de férias, pela internet mesmo, pensando em coisas que gostávamos e poderia se encaixar na situação. Foi aí que deu um estalo: É isso! A gente gosta de partos, gosta de bebês, gosta de deixar a vida fluir como ela tem que ser, gosta de deixar as mulheres decidirem por elas mesmas.

2- TENHA UM BOM PARCEIRO:
Mais do que um amigo, o seu parceiro de TCC tem que ser alguém que você confie de olhos fechados, que escreva bem e que tenha paciência com tudo o que vai acontecer. Além disso, a pessoa tem que se apaixonar pelo tema tanto quanto você, para sincronizar a vontade de fazer acontecer. No meu caso, uma pensa e a outra fala (rsrs!). 

3- PREPARE-SE PARA O PLANO B:
Por mais que você se apaixone pelo tema, talvez ele não seja aprovado pelo orientador ou não tenha a relevância que deveria, então é sempre bom ter um plano B. Não se esqueça que existe uma galera pensando sobre a mesma coisa que você, chegue cedo e garanta seu espaço. 

4- SEJA RELEVANTE NA ESCOLHA:
Todo mundo tem histórias para contar. Quando começar o TCC, você vai encontrar uma história interessante em cada esquina. Cabe a você decidir se aquilo é relevante ou não. No caso do jornalismo, existe um compromisso com a sociedade então se aquilo, de um jeito ou de outro, pode mudar a vida de alguém, invista! Senão, esqueça.

5- PLANEJAMENTO É TUDO:
Brasileiro sempre tem mania de deixar pra última hora... Faça com antecedência. As cobranças só tendem a aumentar então se você conseguir adiantar algumas coisas, não vai sofrer tanto com os prazos. Aquele mito de ficar noites sem dormir pode ser revertido se você souber exatamente o momento de agir. Eu e a Isa, por exemplo, aproveitamos o ano anterior ao TCC para ler tudo sobre o assunto e levantar informações. Se você está no primeiro ou segundo ano, comece a pesquisa. Não é ansiedade... É prevenção!

6- BOTA A MÃO NA MASSA: 
Já tem o tema aprovado? Escolheu seu parceiro? Vai ter relevância? Fez um planejamento? Mãos à obra! Geraldo Vandré, nos anos 2000, já adiantou o recado: "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer".


2 comentários:

  1. Esse momento é muito bacana e rende boas histórias para contar. Sem contar que já é o primeiro passo para deixar uma marca no mercado de trabalho. Parabéns pela escolha do tema. Vocês vão fazer um livro?
    Beijo,

    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Obrigada Hida! Vamos fazer um documentário, mas temos tanto material para "mostrar" que o livro pode ser uma opção para o "pós-TCC". Beijos!

      Excluir

Gostou? Deixe um comentário!