terça-feira, 15 de março de 2016

Diário do TCC - Ep. 2 "O Produto"

Cena do documentário "O Renascimento do Parto" que retrata a grave realidade obstétrica mundial e brasileira

Escolhemos o tema, a parceria, observamos a relevância para a sociedade e agora? É só escolher o produto. Muitas vezes nós entramos na faculdade com uma ideia fixa e achamos que será ela-apenasela-nadamaisqueela até o final.... Não será! Ao longo dos anos, a gente amadurece e percebe que existem outros interesses.

"Eu, por exemplo, sempre fui alucinada na história dos judeus que sofreram com o nazismo. Sempre tive o sonho de sentar com algum sobrevivente e falar "Me conta... Tudo", descobrir a real sensação de ter vivido todo aquele terror da boca de alguém, me emocionar com o depoimento e mostrar a outras pessoas. Mas como? Eu conheço algum sobrevivente? Eu teria condição de ir atrás de alguém? Não... Então o buraco é mais embaixo."

Após a escolha do tema, é a hora de decidir o produto. Documentário, livro-reportagem, monografia, livro de fotojornalismo, multimídia... Existem vária opções, é só se adequar. Se o seu tema utiliza áudio (ex: história do rádio), não seria interessante um produto multimídia ou documentário? E se ele conta histórias, com riqueza de detalhes (ex: algum fato histórico), que tal um livro-reportagem? Ainda se eu quero mostrar, através do olhar das pessoas, a pobreza de um lugar ou diferença social (ex:cracolândia), poderia ser fotojornalismo? O critério é de cada um, basta aproveitar os recursos que você tem.

"No caso do parto humanizado, não restou dúvidas na escolha do produto: Tem que ser documentário! Um livro, ou melhor, um blog seria interessante para acrescentar conhecimento, até porque não vamos conseguir mostrar todas as nossas descobertas (muito interessantes, por sinal) em um vídeo de 15 minutos, mas imagina o depoimento das mães? Imagina o choro de um bebê nascendo? Chega a arrepiar de ansiedade!"

A dica de hoje é essa: Descubra o valor do seu tema e dê à ele a chance de se exibir por aí. O resultado será melhor do que o esperado, pode ter certeza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe um comentário!